29 de junho de 2010

entrevista com Clerouak




1-PARA VOCÊ O QUE SÃO OS PALHAÇOS DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA?
Para mim eles representam uma espécie de heróis do povo brasileiro. Uma espécie de vingança do povo. Só eles podem fazer bizarrias e tirar com através da graça um barato do poder. Eu identifico muito o palhaço brasileiro como uma vingança do povo.
Gosto de lembrar também que este tipo de palhaço esta geralmente no campo do ritual, sem padrões e limitações desse tempo e espaço moral da sociedade. Eles representando assim uma arte completa, onde se unem as linguagens do teatro, da música, da dança, da religião.
Tudo que o ocidente separou de certa forma, o palhaço brasileiro cultiva unindo.

2-DE QUE FORMA OS PALHAÇOS MANIFESTAM ESSA VINGANÇA OU HEROISMO?
Através do espírito burlesco. Ele é uma espécie de caricatura do ser humano, que parodia o nosso comportamento. Por exemplo no folguedo Cavalo Marinho ele entra para tomar conta do terreiro, já que o Capitão Marinho foi para cidade e assim fica como se fosse o próprio dono. Acredito que a vingança se da de certa forma através das brincadeiras simbólicas, ou seja ,agora ele que manda no terreiro... e aí ele vai fazer a bagunça que quiser fazer ali
A figura dos nossos palhaços não é a imagem bonitinha do palhaço europeu...sabe? É mais para o universo do grotesco. A sociedade não gosta muito de ver essas coisas grotescas, bizarras, “feias”.
Outro exemplo que me lembrei agora é aquela cena do Macunaíma saindo, nascendo. Aquilo é muito grotesco!

3-OU SEJA ...ISSO AGRIDE A ESTÉTICA E OS VALORES QUE NOS SÃO IMPOSTOS DE CERTA FORMA PELA SOCIEDADE,PELA MÍDIA E TAL?
Eu lembro que quando apareceu o Tiririca(palhaço e humorista da televisão brasileira)as pessoas torciam muito o nariz de ver um tipo meio banguela, feioso, descombinado, com aquela peruquinha mal feita... aquele jeito meio estranho de ser. As pessoas não aceitam muito bem esse desenho .Não gostam da sensação do estranhamento , não gostam de se incomodar, apenas querem se acomodar e não pensar, não questionar. Preferem não entender e nem conhecer o país que vivem de fato.

4-FALE SOBRE OS VELHOS DO PASTORIL:
Eu identifico nessas figuras o palhaço como a figura marginal (nas margens da sociedade) . Os Velhos que brincam com esse duplo sentido nas letras ,as pastorinhas que muitas delas eram até prostitutas antigamente e o palhaço que se característica já com a coisa da maquiagem ,do chapéu, no caso do Velho Faceta uma maquiagem que lembra até um bicho, algo mais tribal. Acho que para mim ,isso é o que se aproxima mais do palhaço hoje em dia. Quer dizer, você tem uma tradição que nasce religiosa e aí eles pegam essa tradição e dão uma roupagem ,digamos, profana para ela. Ah...eu acho bem interessante a figura dos Velhos!Que acabaram até influenciando o Chacrinha com o jeito deles de fazer , brincar,a música, a dança, as pastorinhas com a coisa das chacretes, o duplo sentido que muitas vezes a classe mais elitista torce o nariz para isso ,e que acabou indo até para a televisão e se apresentando e cativando uma variedade extensa de classe social. Enfim o velho representa o chefe dessa manifestação, um Velho safado, lembrando um pouco os Cabarés.

4-DE UMA FORMA GERAL O QUE ESSE PALHAÇOS REPRESENTAM NOS FOLGUEDOS DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA?
Eles fazem a ponte entre essa o sagrado e o homem, entre uma coisa mais celestial e o homem .Ele é o protetor. Por exemplo no Cavalo Marinho o Mateus tem aquela postura anárquica, mas ao mesmo tempo ele protege. Ele dá bexigada nas pessoas. Cria um campo cênico onde a responsabilidade dele é de proteger as pessoas. Na Folia de Reis é também parecido. Quer dizer eles estão ali mas eles estão de certa forma protegendo o brinquedo. E a função deles é claro...é a função de um palhaço de zoar, brincar, tirar chacota, um barato e tudo mas ,porém sempre muito atento. Quando um palhaço chega ,já procura reconhecer todas as possibilidades de brincadeira daquele momento. Estando aberto e presente para os acontecimentos do momento. Aberto e conectado com a realidade política, social e humana do contexto em que esta brincando.
Enfim...o palhaço toma conta mas não dá conta como o diz o Mateus.


6-DE ONDE VOCÊ ACHA QUE VEIO ESSES PALHAÇOS?
Eles vem de uma influência bastante indígena. Não só os Mateus ,mas os Bastião também da Folia de Reis.
Tem os que se pintam...pitam a cara toda...não tem aquele clássico desenho de amplificar a boca a sobrancelhas, já vi uns que pintam umas faixas, outros que usam máscaras. Acho que vem dessa influência indígena e ao mesmo tempo em função da precariedade da situação em que a maioria surge .Assim eles acabam trabalhando muito com o material que tem na realidade deles. Teve um Mateus que conheci com a
cara pintada e um óculos com uma lente e o outro lado sem a lente...se vê que é o que ele conseguiu ir catando e montando, vi um outro com uma gravata solta e um chapéu que ele amarrou na cabeça.Eu já vi também um Bastião da Folia de Minas Gerais que a máscara dele é um saco de papelão ,era tão pobre que não tinha nem condição de criar uma máscara mais arrojada, então acho que esses palhaços se montam muito em função da realidade deles e com suas várias influencias dessa forma acabam também representando a realidade social em que vivem. Na máscara e na figura do Bastião tem uma influência Ibérica. A própria origem da Folia de Reis .É bastante claro todo sincretismo brasileiro que acaba fazendo com que a coisa se componha dessa forma.
Mas aqui já existia o teatro antes dos portugueses chegarem. Feito pelos indígenas .Algumas máscaras que vi indígenas e africanas lembram bastante essas máscaras de folia de Reis .
As influência também se dão através das danças, das batidas percussivas, do canto.
Identifico e sinto também muito a influência dos árabes em tudo especificamente na musicalidade e em alguns instrumentos.

7-EU PERGUNTEI UMA VEZ PARA UM PALHAÇO DE FOLIA DE REIS DO INTERIOR DE SÃO PAULO POR QUE ELE ESCOLHEU SER PALHAÇO E ELE RESPONDEU ,POR JESUS.COMPLEMENTEI A PERGUNTA ,MAS POR QUE A ESCOLHA?E ELE RESPONDEU: “ME ESCOLHERAM”. PODERIA DAR O SEU COMENTÁRIO EM CIMA DISSO:
As artes das culturas populares em geral têm uma relação muito forte com a religião, com a dança, com a música, enfim esta geralmente tudo interligado. Nesse caso eu identifico que as pessoas que escolheram ele, provavelmente os mestres dele, viram nele algum registro cômico, escolheu ele porque sentiu que ele teria jeito para a coisa ,ou para improvisar, ou para cantar, para brincar. Nessa questão eu identifico essas duas coisas a questão da fé ,da religiosidade e por isso ele responde por Jesus, né? Os palhaços da Folia de Reis tem a relação com o Auto de natal ,então é uma homenagem a Jesus Cristo, ao nascimento de Jesus, né ? E acho que ele estava fazendo porque alguém identificou nele características e facilidades de ser palhaço. É isso.

8-QUAL PERGUNTA VOCÊ FARIA PARA OS PALHAÇOS ?
Eu lembro que quando eu e Federal (PALHAÇO )fizemos mestre de cerimonias aos 20 anos do PT no Memorial da América Latina em 1999, no camarim ,o Lula perguntou: -“Por que palhaço?”
Essa seria a pergunta que eu faria para os palhaços: -“Por que palhaço?”
Eu tentaria tirar deles algo mais profundo do que uma resposta do tipo :-“Porque eu gosto...Acho divertido...”
Entende? Perguntaria :-“O que sente fazendo palhaço?” ou ainda :-“Quando você termina o que acontece dentro de você ?Quando você bota máscara o que você sente?”

9-O QUE É UM PALHAÇO DE VERDADE?.
Um palhaço mesmo ,seja da cultura popular brasileira ou seja palhaço de circo ou teatro, encontra-se na essência dele. Tem uma mistura de marginalidade, de herói, de desejo enorme de exorcizar a impotência que agente tem diante do mundo ,sabe? É uma pessoa que , na minha opinião, tá cagando e andando para esses valores morais totalmente equivocados e muitas vezes a moral da sociedade que esta há muito tempo sem moral nenhuma, então acho que um palhaço quando é mesmo um palhaço, esta no DNA dele, no olhar, no corpo, na voz, no pensamento dele, para mim é fácil identificar um palhaço, hoje em dia depois de 15 anos fazendo palhaço. Tem pessoas que percebemos que apenas representam ,não é um palhaço mesmo no sentido ativo da coisa, acredito também que tem pessoas que tem muita paixão pela arte do palhaço e gostam muito, mas entre você gostar e fazer realmente, tem uma distância muito grande .Acho que um verdadeiro palhaço se nutre de da própria injustiça que existe no mundo e aí ele se veste de palhaço ,monta o palhaço dele para poder exorcizar essa impotência que ele tem diante do mundo, quando vejo um palhaço de verdade , aquilo é uma espécie de afronta com a humanidade, uma espécie de transgressão absoluta .Para mim o que diferencia é justamente isso. Quando você vê uma cadeira aquilo é uma cadeira mesmo ,quando você um palhaço é porque é um palhaço, quando você não vê ,você não vê mesmo. Você vê que a pessoa não se nutriu de nada, de nenhuma experiência de vida ,de nenhum lirismo, de nenhuma atitude em relação ao mundo, não carrega arquétipo nenhum, nada que tenha composto ele mesmo . Um ser tem tudo dentro dele ,tem raiva, tem amor, tem paixão ,e é através do palhaço que ele exorciza isso tudo, que ele põe para fora, então não é fácil, mas para quem é palhaço fica realmente uma coisa fácil, porém para quem não é fica só disfarçando, macaqueando , representando ,preso na imagem do bem ,do bonzinho, aí você vê uma coisa caricatural, você não vê realmente um palhaço. E nem sempre essas pessoas que fazem palhaço também da cultura popular são palhaços ,sabe? Tem que ter um registro cômico na voz, no jeito que ele anda ,pensa e fala .Enfim, é importante que essa pessoa carregue isso ,quando não carrega só vira mais uma representação mesmo.

10-O QUE SENTE QUE FICA FALTANDO?
Além de tudo isso que já falamos ,acho que fica faltando identificar o lado político social desses palhaços. Fica faltando investigar o lado mais denso...profundo dessas pessoas que muitas vezes escolheram ser palhaço por uma questão de aptidão, de talento para fazer esses palhaços e no caso alguns como agente entrevistou no parque da Água Branca ,palhaços que são escolhidos as vezes para pagar promessa.
Mas acho que falta chegar na profundidade dessas figuras do velho do Pastoril, dos Mateus sabe? É como chegar numa criança e entender porque ela empina pipa. O que tem através desse ato? Qual a herança ancestral que aquela imagem carrega?
No caso dos palhaços seria importante chegar no DNA. Na coisa que esta lá atrás dessas figuras. O lado político e social.
Gostaria de falar sobre a marginalização que sofre esse tipo de artista no Brasil, porque enquanto tem um movimento enorme de pessoas fazendo palhaços no Brasil, festivais e tudo mais, eu acho que fica faltando dar uma atenção maior a esse universo do palhaço brasileiro. Que é muito rico ,no sentido de ser uma manifestação cultural artística nascida aqui .Quer dizer, com um DNA completamente brasileiro. Através desse contato com a dança, o teatro , a música dos índios ,dos africanos e dos europeus , nasceu esses tipos, essa figuras e essas tantas manifestações populares. Se você pega um cara que faz um palhaço da cultura popular e pega um cara que faz um palhaço europeu. Acho que o que fica faltando é darmos o devido valor aos palhaços . Principalmente aos palhaços da cultura popular brasileira, ou seja dar mais atenção, condições para eles se desenvolverem., se apresentarem, quando você vai num bom teatro aqui em São Paulo para ver um Katacali da Índia, que os artistas viajam o mundo inteiro, eu me pergunto: “Mas e os Mateus, Bastião das Folias, os Velhos do Pastoril, todos esses palhaços? Eles também poderiam estar viajando o mundo! Por que não? Fazendo várias apresentações, com a sua trupe ou seu grupo, ou enfim ,eu acredito que é isso que lá fora querem ver ,eles não querem ver aquilo que eles já conhecem muito bem e que já saiu do país deles e sim outros formatos de arte. Eu particularmente tenho muita vontade de ver palhaços que vêm da índia ou manifestações de palhaços indígenas ,formatos de palhaços da Turquia ou da África .Acho que lá fora existe também esse desejo de ver esse desenho de palhaço brasileiro mais genuíno que muitas vezes por aqui não se dá atenção e manutenção nenhuma . Acho que fica faltando isso ,dar uma atenção maior .Mostrar para os brasileiros ,ó: - Existe esse jeito de fazer palhaço aqui também e que muita gente desconhece e que nasceu aqui, no Brasil.

Nenhum comentário: