29 de junho de 2010
ENTREVISTA COM INIMAR DOS REIS
Os palhaços das Folias representam também os guardas de Herodes. Quando Herodes ficou sabendo que ía nascer o novo Rei, que havia sido enviado, pela profecia, Herodes, ordenou seus guardas correrem o mundo atrás do salvador. Quando Jesus nasceu Herodes então mandou matar todas as crianças e essa matança representa isso, a própria máscara representa essa coisa demoníaca, o diabo, o assassino do menino Jesus ,o mais interessante é que Jesus converte eles no decorrer da história.
Por isso toda vez que os palhaços chegam no presépio eles tem que tirar a máscara, se ajoelhar e rezar ,aí eles saem dessa coisa demoníaca, profana e entram para o religioso. A máscara é um símbolo muito sagrado nas Folias em geral.
O profano e o sagrado caminham juntos nessa figura?
Eles só viram o demoníaco quando colocam a máscara. Na visão religiosa os palhaços são demoníacos, eles trazem esses mistérios da perseguição.
O palhaço é um entidade, ele carrega todas as entidades que possamos perceber. Na hora que esta fazendo a proteção da bandeira, ele é um tipo de entidade , por exemplo, e essa entidade enxerga com todos os sentidos!(...)O palhaço é uma figura muito sábia e uma Folia de Reis não pode andar sem o palhaço.Eles tem essa sabedoria de desvendar mistérios macabros ,também. Tipo cruzamentos, velas, enterrar dinheiro, ou quando tem uma demanda ...Os quebrantes por exemplo que também costumam ter nas bandeiras das folias para a amarração dela e de seus foliões, pois tem folião que pode estar de mal com você e ir lá sem ninguém perceber amarrar um punhal numa bandeira e te desejar o mau! Somente o palhaço tem o poder de desamarrar ou desarmar a bandeira...mas nem todos os palhaços fazem isso direito também... pois é tem muita maldade absurda, mas isso pode acontecer! E o palhaço é quem tem que estar ligado a isso e perceber tudo em sua volta e de forma alguma ser distraído. O palhaço nesse caso tem que enrolar essa bandeira (e nesse momento só o palhaço pode tocar na bandeira ) leva-la à Nossa Senhora Aparecida, por exemplo, para desarmar- la ou seja desamarrar o feitiço ou a demanda que foi feita para o mau de alguém. Enfim os palhaços tem essa função de fazer a proteção ,pois eles enxergam pelos cantos... eles estão ali brincando, gozando, provocando...mas também e acima de tudo são guardiões da bandeira.
Eles conseguem enxergar o mal, pois estão ligados na malandragem. Por isso que eu acredito que para o sujeito ser palhaço tem que ser muito esperto, tem que ter uma visão periférica das coisas ,tem que ter profundas experiências de vida, conhecer também muito bem as maldades do mundo. Só assim podem de fato fazer toda proteção e também cumprir inteiramente suas funções.
Ele é uma figura que representa os soldados, os perseguidores, mas de uma certa forma ele é o protetor das pessoas devotas daquela bandeira. É o guardião da bandeira, ou seja ele é do mau e carrega o bem, uma figura ambígua, mas que sempre pratica o bem para sua Folia. Não só para a Folia mas para toda comunidade que esta em volta. São o bem o mau caminhando juntos. Eles tem esse mistério.
As Folia mais da região do Rio de Janeiro e boa parte das Folias da região oeste do Espírito Santo e da Zona da Mata de Minas Gerais ou em Juiz de Fora por exemplo têm muito essa coisa do mal atrás de um palhaço. Isso esta explícito nas máscaras , que são de couro com chifres e dentes por exemplo ou no olhar esbugalhado e vermelho, aí vemos a presença do demônio. Por outro lado temos as Folias do Norte de Minas onde encontramos muito mais palhaços na linha do ingênuo, sem maldade. Este é mais o perfil do palhaço devoto da igreja católica que entra naquela máscara e parece um Santo, tanto que as máscaras são bonitinhas e tal. Esses tem com eles essa coisa de que são os reis magos por isso na maioria das Folias tem três palhaços. Tem folia que eles dizem representarem os Três Reis Magos. Então aí ele é totalmente católico. Bota aquela máscara para louvar ,brincar ,dançar, mas principalmente para se ajoelhar e rezar. Têm toda uma coisa mais de anjo ,anjo disfarçado, mas é um anjo, não tem aquela malandragem, aquela maldade.
Mas isso tudo é de cada interpretação pessoal do palhaço e/ou da comunidade. É de cada Bastião ,ou de cada promessa feita, de cada foliã ou folião. Porque um palhaço não nasce assim do nada, para ser palhaço, não basta um : “Eu quero ser o palhaço da Folia .” E pronto. Não senhor, primeiro ele precisa conhecer a profecia e ser despojado de criatividade, depois precisa ter vivência para enfrentar e defrontar com as dificuldades e conseguir rebater o mal! Pois esses palhaços de Folia tem essa missão! Por isso uma pessoa não entra simplesmente e pronto. Os que entram numa Folia e são muito fraquinhos sem personalidade ,esse palhaços não duram muito ,eles ficam pouco tempo, pois falta a força neles, falta a fé, a crendice, a malandragem, o misticismo... Esse não tem força para carregar a entidade e tudo que o palhaço simboliza e que deveria entrar no corpo dele. O palhaço para ser esse palhaço tem que ser caboclo forte, vívido! Superar vários obstáculos!
É o caboclo que bebe cachaça, fuma! Palhaço bom é esse que dá pirueta ,salta, esta envolvido com a malandragem também. É aquele que bate facão, que briga e vai na frente do negócio! Aí se vê esse palhaço é bom !O cara bate e defende com unhas e dente a Folia. É um guerreiro.
A representação toda no final das conta é isso .É uma batalha, né ? Onde não basta ser só bonzinho. Se o cara é folião ele é devoto, se ele é devoto ele tem crença e se ele acredita ele faz o negócio com fé e com mais força. E aí sim a coisa acontece dentro de uma Folia. Aí ele chega e ele é o palhaço. É o Auto da Brincadeira. Ele faz acontecer a coisa dentro de uma folia, sabe? O palhaço é o Auto ou seja ele faz acontecer dentro de uma Folia.
“Os bons palhaços não só das Folias precisam de força espiritual, malandragem, vivência e malícia. Caso contrário são engolidos.”
E se vê que não só os palhaços das Folias mas também os de circo, touradas, os palhaços que estão na vida, na rua, é gente que passa fome ,que tem dificuldade em tudo, mas são guerreiros, figuras que enfrentam o mundo com muita coragem e com uma veracidade muito grande, tudo isso com uma irreverência incrível. Os palhaços trazem todos esses arquétipos. Do bem, do mau , da sabedoria. Também sabem contornar muito bem as situações.
-De onde você acha que nasce o palhaço brasileiro? Da onde você acha que é montada a partitura do palhaço brasileiro?
Bem é difícil saber, mas o que eu tenho como uma leve sensação sobre essas manifestações é que são tradições que vieram da Europa para Brasil trazidas pelos portugueses e que isso foi incorporado as nossas tradições que já estavam por aqui e assim ganhou uma forma de interpretação e manifestação muito peculiar. O palhaço da Folia de Reis acredito que seu surgimento é semelhante porém bem diferente dos outros palhaços, acho que com funções diferentes, porém a intenção são únicas , seja no palhaço de circo, de Folia de Bumba meu Boi e etc... A função de entreter ,de ludibriar e de agregar a brincadeira é igual sempre .Mas eles tem essas particularidades que fazem deles serem figuras diferentes. Então o brincante da Folia de Reis brinca de um jeito, o do Boi brinca um pouquinho diferente, cada um com sua pitadinha de maldade, sua pitadinha de bondade, de generosidade.
Mas em fim, não sei dizer de onde nasceu. Eu sei que essas manifestações vêm da Europa e isso foi incorporado aqui ,com o negro ,com o índio e essa coisa toda e foi ganhando um corpo muito particular. Essas manifestações são muito únicas aqui no Brasil. Tem ocorrências na Europa mas é muito particular as do Brasil esses palhaços e suas formas peculiares.
São palhaços que estão no campo do ritual?
Sim no campo do ritual, do religioso, da festa.
Agora a respeito das máscaras, os portugueses quando chegaram aqui já tinham também o teatro deles com máscaras, mas aqui também tinham os índios com sua cultura e seus rituais e ainda os africanos que também vieram carregados de tradições, ou seja qual a sua opinião a respeito dessa origem das máscaras dentro da Folia de Reis?
Os índios sempre utilizaram carcaças de bichos, couros de animais e isso foi sendo incorporado provavelmente nas tradições européias, mais isso com certeza também veio com os africanos e seus rituais. Enfim tudo misturado e junto com os teatros de rua da Europa! A coisa das máscaras e os rituais da antigüidade medieval ,ou seja, isso tudo tem um cunho muito antigo que vem lá da Idade Média. Não da para falar isso nasceu aqui ou ali, isso nasceu com o mundo! Quando surgiu o mundo humano e seus arquétipos e misticismos! Foi se criando formas diferentes de rituais, de interpretações , de vivências e festas.De viver num canto e seu ritual para aquela entidade tal e para aquele brinquedo específico. O brincante eu sei que nasceu aqui, pois ele nasce dentro da brincadeira, mas o brinquedo eu acho que nasceu do mundo!No inconsciente coletivo.
- O que é o palhaço para você dentro da cultura popular brasileira?
O palhaço é o símbolo da alegria mas também do mistério. Carrega o medo e a coragem. E ele é essa figura que consegue entreter as pessoas de uma forma bem gostosa. Eu gosto dos palhaços por isso! A hora que eles dançam, nos Autos ou brincam é a parte que mais me encanta, as chulas e tal.
-E o lado político dos palhaços ? A própria brincadeira já uma coisa politizada?
Também ele é uma figura pitoresca. O palhaço é uma figura democrática. Ele respeita as hierarquias.
“O palhaço é uma figura política no sentido de ser o porta voz do povo.”
Ele é uma figura democrática que se relaciona com todos da mesma forma. Também tem como característica desmitificar o ritual, por exemplo enquanto os mestres estão seguindo todas as hierarquias e regras necessárias para chegar numa casa, pedir licença, louvar e etc. O palhaço já chega desbancando tudo : “O de casa!!! O madrinha!! Assa uma galinha!” Ele esculacha todo mundo! A formalidade das Folias é quebrada por ele: “Ei! Meus canarinho tão chegando! Tem coisa pra bebê? ” O restante dos foliões chegam com aquela calmaria ritualizando tudo, rezando, beijando a bandeira enquanto o palhaço chega “quebrando” tudo. De certa forma dando um equilíbrio para o peso das formalidades. Parece que é o único que pode de fato ter essa postura mais licenciosa.
Eu particularmente acho que o momento mais interessante do ritual é a hora dos palhaços, pois é quando todo mundo entra na brincadeira. Depois que todos louvaram, rezaram, choraram , rememoraram ,aí o palhaço pega tudo isso e revira , transformando em brincadeira e festa.
“Ele tem essa função de elevar a alma das pessoas.”
A política dele de certa forma é essa , de engrandecer a alma das pessoas. Eu acredito. Fazendo as malandragens, mexendo na alma de um e de outro. Então o palhaço acaba fazendo uma política muito importante para as folias. Porque ele acaba que cutucando em tudo. Ele mexe com tudo .Com o poder político também. Ele critica as pessoas, faz a critica social do lugar e da realidade dele. Mostrando tudo ali e na hora. Quem é o palhaço? É sempre aquela figura fuleira mesmo. Caboclo ralador. Mostrando a verdade dele. Eu vejo a política assim ,a política dele é a verdade! Ou seja ele mostra quem ele é .Consequentemente mostra a cara de seu povo. A cara de sua comunidade. O palhaço pode e esculacha do rico ao pobre, do feio ao bonito, do branco ao amarelo. Ele não é uma figura discriminatória , desbanca todo mundo! Não é preconceituoso e sim uma figura política, no sentido de que tem uma abordagem do todo , sem a discriminação.
- Você acha que o Geraldinho (cômico de Goiás),o Mazzaropi ,o Grande Otello ,beberam um pouco nessa fonte?
A com certeza, também Jeca Tatu, Pedro Malazzartes, Adoniram Barbora, Chacrinha...Todo mundo foi na fonte beber. No Pastoril, nos Reisados, nas Folias de Reis, nas Cavalhadas e em boa parte dessas manifestações .A maioria são danças dramáticas e tem esse cunho de encenações e trazem junto esses arquétipos da brincadeira. Eu também uso muito disso tudo nos meus trabalhos.
- Você é um palhaço?
Também sou palhaço. Eu brinco muito nos meu espetáculos. Eu já entro no palco brincando. Seja se eu for cantar uma música ecológica ou se eu for cantar uma música sagrada, de Folia de Reis ou outra coisa, eu sempre entro brincando! Porque isso nasceu dentro de mim desde de pequeno , pois eu sempre convivi com palhaços nas Folias de Reis , nos Bois de Janeiro, nos Ternos de Reis e isso cresceu muito dentro de mim. Ou seja é uma coisa muito pessoal. Não da para eu ir para o palco sem brincar. Eu vou para o palco para brincar, para divertir as pessoas. E esses artistas que comentamos também beberam nessa fonte. Acho que muita gente busca essas figuras para incorporar nos seus espetáculos.
- Agente tem um D.N.A de um tipo de palhaço , que nasce aqui no Brasil, mas no entanto quando falamos de palhaço para as pessoas e para os brasileiros o que geralmente vem na cabeça é o tal do nariz vermelho e o sapatão, eu pergunto por que você acha que as pessoas conhecem mais esse tipo de palhaço e não conhecem esse palhaço do nosso povo? De que forma se dá isso?
Eu acho que o circo é uma coisa marcante né? E o palhaço do nariz vermelho que é do circo vem de um modelo europeu ,ou seja esse palhaço não nasceu no Brasil. O circo teve uma importância muito grande desde o seu passado quando conseguiam através de suas viagens chegar em lugares distantes e de difícil acesso , lugares que antigamente nenhum outro espetáculo chegava! O circo conseguiu chegar em todos os cantos do mundo! E junto levou essa figura muito marcante, o palhaço.
Porém friso que antes do circo chegar aqui ,esses nossos palhaços, palhaços daqui ,também já existiam dentro das manifestações que estão aí há muitos anos. De certa forma também chegaram com os europeus mas também e principalmente com a mistura da cultura africana e dos próprios índios que aqui já estavam. Todas essas manifestações têm um enredo, uma história e personagens, que fazem parte das cenas e desses fatos históricos ,que acontecem dentro das Folias ou nas coroações de Congo, que acontecem dentro dos Maracatus e dos Reisados e tudo mais, tudo isso já existia aqui! Antes do circo, porém ainda assim ,eu acho que a figura do palhaço que ficou na nosso imaginário coletivo é esse palhaço do circo, que no final foi o que mais marcou. O circo teve essa capacidade de aglutinar mais pessoas, de universalizar as linguagens, não esta ligado a nenhuma religião e sim apenas a diversão e enfim ao entretenimento. Esses outros palhaços não. Eles têm como base o ritual ,não estão ali só para divertir e sim por estarem ou pagando uma promessa
de alguém com um deficiência, ou ele mesmo teve uma doença e pediu uma cura para o seu Santo de devoção ou esta por devoção ao Santo de sua Guarda.
“Aqui por exemplo em Cotia o Benedito ,o palhaço Benedito tinha um problema na perna ,ele nasceu com uma deficiência que os médicos não achavam a cura, os país dele fizeram uma promessa para os Reis e entregaram ele para a folia como sendo o palhaço. Os pais pediram para Santo Reis que se ele tivesse a cura ele seria palhaço na Folia toda a vida. E este se curou e ficou cinqüenta anos dentro da Folia de Reis sendo palhaço. Abandonou agora o ofício pois esta muito cansado. Mas já pagou sua promessa.”
Nossos palhaços estão aí, tem seus valores. Nas comunidades onde acontecem são super queridos, super admirados! Quem não conhece o palhaço de uma comunidade? Para esse palhaço o mundo dele é a sua comunidade. Já o palhaço de circo esta sempre viajando ,viaja pelo mundo, entra numa comunidade fica um tempo, depois viaja ,vai para outra. Hoje a mídia ajuda a divulgar os espetáculos, as trupes ,os grupos circenses reforçando muito a coisa do palhaço e do circo.
Os palhaços da tradição são diferentes ,também por terem a época certa para se vestirem ,que é do dia 24 de dezembro até 6 de Reis(janeiro), isso se ele for daquela época ,porque se ele é do Bumba meu Boi ele ainda vai mais um pouquinho ,até maio ,março ... Enfim é só naquela época certa e naquele momento ,porque o ritual somente acontece naquela época e naquele momento.
A cavalhada também é uma luta entre mouros e cristãos.As vezes os palhaços aparecem como uma espécie de fada madrinha que ressuscita os mortos. Eu vi, uma vez os palhaços ressuscitando os vassalos que morriam nas batalhas ,eles iam lá ,faziam um peripécia e ressuscitavam essas figuras! O palhaço da Folia de Reis eu nunca vi fazerem isso. Eles ressuscitam apenas o Boi ,mas nenhuma figura humana ,a não ser o Boi ou seja o próprio brinquedo, isso acontece por exemplo no Boi baiano porque o Boi do Maranhão e de Pernambuco o palhaço não ressuscita não , no Cavalo Marinho o palhaço também não tem esse poder, já nos Bois em que o palhaço é o Vaqueiro, aí sim ,ele mata e ele ressuscita! Ele tem esse poder.
Tudo isso acho que herdamos muito da Commédia dell Arte, o Arlequim e o Briguela ,acho que não da para desassociar isso tudo desse modelo europeu .Os navegadores trouxeram esses espetáculos para os palácios e foram remontando aqui ,primeiro com o pessoal da corte ,depois com os negros ,os índios que passaram também a misturar tudo. Para a catequização os portugueses usavam a viola, as máscara e todos esses apetrechos ,por exemplo os presépios que surgiram em 1200 e pouco ,os Autos Natalinos e etc ... eles usavam aqui para catequizar os índios e tudo foi sendo incorporado e acolhido .
Por isso vemos a história que se passou lá na Idade Média com por exemplo ,nas Cavalhadas, as batalhas de Carlos Magno, as cruzadas e tudo. Esse monte de influências, histórias e culturas foram virando uma miscelânea que justamente dá em o nossos palhaços que são puros de alma e cheios de brincadeira brasileira! Com a cara de nosso lugarzinho.
Com essa história de revalorização da cultura popular os grupos estão tendo mais cuidado com a apresentação do ritual, cuidados maiores com as indumentárias ,com as fardas e figurinos em geral. As máscaras hoje em dia são trocadas constantemente, antigamente não, essas máscaras duravam, 30,40 , 50 anos eram usadas muitas vezes até morrer, aquela roupinha rasgadinha suja e guardada para aquilo era a única vestida para a ocasião sagrada, e ela tinha que ser ,com aquela energia! Não tinha essa coisa de botar o figurino da apresentação para o espetáculo, isso é uma coisa nova que esta sendo incorporada em nossa cultura agora pois virou espetáculo, isso tudo acaba gerando uma cara nova ,porque quando você renova uma máscara ela é uma máscara nova ou seja vira um novo personagem, vira um outro personagem e vai ganhando outras incorporações ,as vezes ela esta dentro de um ritual as vezes fora, super elaborada, bonita pintada acabadinha, aí agente pergunta: Mas isso é por causa do ritual ou do espetáculo? O povo cobra isso também, né? Cobram para que os grupos se apresentem melhor e assim os palhaços vão ganhando também uma cara diferente, uma cara de espetáculo...Mas acho que não pode perder a fé .Acho que quando eles estão na tradição não perdem a fé, primeiro por que o cabra para vestir uma máscara daquela e ficar doze dias enfiado dentro de uma roupa daquela brincando e divertindo o povo, só com muita fé e muita coragem, o cara tem que ter muito tudo aquilo que nos já falamos se não, não segura a bronca ,porque é muita carga, é muita entidade e responsabilidade Tem entender de mandinga ,tem que desarmar as armadilhas ...
A espetacularização da tradição corre o risco de tornar as coisas superficiais e não de dentro para fora. A idéia de espetáculo em si não acho errada apenas estamos acompanhando o caminho da modernidade, acho que as coisas não vão ficar eternamente no passado é nem inertes .Temos e estamos sempre em transformação e acho que isso esta acontecendo também dentro da cultura popular brasileira!
-EU VEJO UMA INOCÊNCIA QUE TAMBÉM É TÍPICA DO PALHAÇO E CHEGA SER ENGRAÇADO E INTERESSANTE.PARECE QUE É UM OUTRO CAMINHO PARA CHEGAR NA MESMA COISA .
Não que eu ache que para ser um palhaço precise ser isso ou seja, precise ser um conhecer ou um sábio e tal ...Tem aqueles que entram e fazem mas não vivenciam a coisa que é para ser vivida , mas estão ali, bonitinhos nessas folias que acabam que também sem muita significância , sem força dentro da tradição e passam batido.
Para entreter as pessoas tem que ter sabedoria, jogo, saber cantar ,improvisar verso, tem aqueles que só decoram o negócio ,mas tem aqueles que improvisam mesmo ,aí ninguém segura ,ele domina a situação ,os palhaços que improvisam são típicos brasileiro com esse jeito único de lidar com as coisas e as situações do momento.
Temos muito disso em nossas tradições ,quando encontramos quem faz essas cenas com todo conhecimento ,aí a festa fica de arromba, porque aí todos entram na viagem do palhaço , enlouquecendo com e como o palhaço ,aí ele pira todo mundo! Todo mundo dança, brinca e se diverte! O bom palhaço tem essa força e domina o brinquedo e as brincadeiras. Só assim o alimento é fortificado! Porém na maioria deles encontramos os palhaços fraquinhos, com aqueles versinhos decorados...Esses aí não tem graça. O bom palhaço que brinca mesmo deve rolar no chão , bater espada, fazer a dança da manguara que é a dança que o palhaço da Folia de Reis dança com seu cajado colocando as manguaras no chão para sapatear fazendo o lundu, depois batendo a espada com o outro palhaço .Uma dança contagiante que faz todo mundo dançar junto! O palhaço não deve ser o tempo todo o centro mas é o centro da atenção que depois abre para todos entrarem na brincadeira. Uma espécie de Xamã, que chama todo mundo para brincadeira.
VC SABERIA DIZER O NOME DE ALGUM PALHAÇO QUE JAMAIS ESQUECEU?
Tem um caboclo muito bom que é um palhaço de Reisado chamado Cheiroso de Sergipe. O Cheiroso era demais! Eu não sei se ele esta vivo. Não me lembro qual era o nome do Reisado dele, mas eu me lembro bem dele
A RELAÇÃO DO PALHAÇO COM A BANDEIRA DE FOLIA DE REIS :
Em algumas folias mais religiosas o palhaço nunca pode chegar perto da bandeira apesar de ser o guardião dela . A maioria dos palhaços andam atrás dela porque ele é o guardião não só da bandeira mas também do grupo durante as jornadas. Porém os palhaços não podem botar jamais a mão na bandeira, não podem também chegar perto de um presépio e se ele for ajoelhar no presépio terá que tirar a máscara. Dependendo se for entrar dentro de uma igreja ele tem que reverenciar, se ele passa perto de uma cruz ou de uma encruzilhada ele tem que fazer as suas malandragens , em porta de cemitério ele tem que parar e rezar. Então sempre perto dessas coisas mais sagradas ,como ele é uma figura profana e ao mesmo tempo sagrada ele tem que fazer essas reverências. O palhaço tem sempre que se ajoelhar e pedir licença para poder passar livre .
CADA FOLGUEDO E LUGAR EU VI UM INTERPRETAÇÃO DE BEM E MAL DIFERENTE,POR QUE?
O bem e o mau , acho que no fundo tudo é uma coisa só e os palhaços carregam o dom do bem e do mau, lidam com toda essa situação as vezes inconscientemente .Assim são a chave da brincadeira. Não dá para dizer “o palhaço só mete medo!” Não dá para dizer são só do bem e nem só do mau. Possuem essas duas vertentes .Vertentes que são marcantes dentro do que é o palhaço .
Porque palhaço?
Porque é o cara que tem o dom de brincar .De carregar o brinquedo . Você só é palhaço porque é engraçado, extrovertido, tem os trejeitos e o dom de divertir o povo!
AS FIGURAS CÔMICAS DO UNIVERSO POPULAR BRASILEIRO E A RELAÇÃO COM O PALHAÇO:
O Pai Francisco e Catirina não são chamados de palhaços mas são personagens cômicos .Temos muitos deles. No Cavalo Marinho, na Folia de Reis, nos Reisados, na Cavalhada, no Pastoril, que é o Velho... Temos os Clóvis, os Mascarados, os Cara Pintada, o boi Tinga, no norte ,nordeste os Lambe-Sujo, os Papangu, os Jaraguá, o Zé Belê, a Mulinha ,a Burrinha e etc...Todos esses são uma espécie de palhaço ,ou seja é um brincante . Esses também tem outras diferentes denominações como por exemplo galantes, vaqueiros, vaqueiro da Burrinha ,da Mulinha de Ouro. Lembrei também agora do Jaraguá que é também uma espécie de palhaço, tem também a Lobinha ,o Jacaré... Esses personagens de bichos são também bem engraçados e meio palhaços de certa forma, porque eles entram na brincadeira para divertir! Para afugentar, meter medo, fazer cenas hilárias para as pessoas darem risada, querendo por exemplo ora morder o vaqueiro ,ora comer o menino ,ora ir atrás das crianças, das velhas... As bonecas todas são também figuras que vem dessa do cômico e do palhaço. A Maria Angu, a Maria Manteiga ,a Bernuncia ,a Maria Teresa, a Maricota do Boi de Mamão, a Miota que é do Ceará ,todas bonecas ,mas não deixam de ser palhaços no sentido de que são figuras engraçadas ! São personagens cômicos. O Cabeção , o Pigmeu, a Mulinha , a Ema ,o Zabelê ,é um tipo que ,por mais que sejam bichos ou bonecos são também palhaços , pois estão dentro de uma máscara, assim como os palhaços que usam uma pequena máscara. Percebe que todos usam da fantasia para divertir? São figuras ligadas ao imaginário e ao universo cômico!
Eu já vi algumas vezes os índios brincando, afugentando os outros e tal, mas eu não sei muito bem qual é a figura do palhaço nessas sociedades indígenas . Sinto que se estão mais ligadas com a morte, com a morte no sentido da ancestralidade . Acredito que todos os nossos palhaços estão ligados a ancestralidade , aos antepassados ,pois mexem com um imaginário muito profundo. Pois não basta vestir o personagem e pronto, tem que carregar toda essa bagagem ancestral ,porque a hora que o palhaço esta brincando é a hora que ele esta representando seus ancestrais trazendo uma força na própria figura. Sempre claro com o dom da fé e da devoção. Pensa, atrás disso tudo tem todo um imaginário popular, uma mitologia ,todo um mistério, uma relação de bem e mal ,de medo e coragem ,de profecia !
SERÁ QUE AGENTE POR SER TÃO APAIXONADOS NÃO IDEALIZA DE MAIS O PALHAÇO?
ME DÁ A SENSAÇÃO DE QUE ESSE PALHAÇO É ENTÃO SOMENTE UM ARQUÉTIPO .
De certa forma é, mas somente o tempo vai construindo um palhaço com habilitação para receber esse arquétipo. Pois somente o cara que tem conhecimento de que , o que ele carrega é negocio sério e muito importante pode fazer a coisa...Bem é assim ! Tem aqueles que não sabem nada e nem o que significa esse arquétipo e tem os mais pontuais ,que sabem exatamente de tudo .Uma espécie de profeta, de bruxo.
VC VÊ ISSO COMO UMA MEDIUNIDADE? PARA RECEBER A ENTIDADE?
Se o cara tem essa coisa, ou seja se consegue suportar , se ele esta ligado com essa ancestralidade e com os ferreiros, com a crença e tal ele consegue carregar essas entidades. Por exemplo nas manifestações que são muito religiosas e ritualísticas encontramos esses personagens muito pontuais ,muito claros. Nessas percebemos que na bagagem do cara tem coisa. Na verdade essas tradições que estão mais ligadas a terreiros e tal isso é muito marcante, dentro dos próprio reisado, dentro das Folias ,dos Ternos de Reis, dos Congados que fazem muito dessas devoções ,não só no dia de Reis, mais de São Sebastião ,de São João, os palhaços estão sempre lá! O palhaço esta sempre na brincadeira! E em algum momento ele esta ali para fazer a ponte com esse imaginário, com o desconhecido , com esse mundo que é o mundo que encanta as pessoas e que me fascina particularmente. Toda essa coisa do imaginário me fascina! O cara que faz fluir a imaginação de quem esta presente !Que te faz ficar com medo, que te faz viajar ,com improvisos e encantamentos .E eles estão em todas as manifestações! É uma figura imaginária que vai por todos os mundos, ele vai do mundo cão, do submundo ao mundo sagrado. Uma coisa que é bem marcante é que você vê essas entidades se manifestando quando o palhaço começa a dar as piruetas transformando as energias em rodamoinhos. Quando presencio cenas assim eu falo: “Pô , esse bicho tá tomado!”
-ME VEIO A IMAGEM DO SACI...
Tem a ver sim ! Isso tudo esta nessas figuras todas também ! O Curupira, o Caipora , O Saci, a Mula sem Cabeça, todas essas figuras carregam arquétipos próximos e são engraçadas e também metem medo.
VOCÊ UMA VEZ COMENTOU QUE VIU UM PALHAÇO APANHANDO SEM NINGUEM BATER NELE ...
É porque o cara carrega uma entidade com ele, se o cara não esta sabendo que ele esta carregando aquilo ali , se não esta sabendo o que esta fazendo, ele vai apanhar muito e vai tomar uma surra de todo tipo que nem sabe de onde vem, tem palhaço aí que se não toma cuidado, empata a vida dele ,empata a vida não só dele mais dos foliões ou seja muita responsabilidade.
Eu já vi muito palhaço nas Folias que vão brincar e com meia hora de brincadeira estão arriados de cama e isso é porque realmente não têm o conhecimento adequado daquilo que estão fazendo .Tem uns que ficam um ano , dois e depois saem fora da Folia, isso enfraquece toda a Folia pois ela precisa do palhaço por ser a figura central ,uma folia sem os palhaços fica muito fria , sem graça. É fundamental ter os palhaços para divertir ! Mas é assim eu já vi muitas vezes o palhaço da Folia estar quebrado sem saber porque.
entrevista com Clerouak
1-PARA VOCÊ O QUE SÃO OS PALHAÇOS DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA?
Para mim eles representam uma espécie de heróis do povo brasileiro. Uma espécie de vingança do povo. Só eles podem fazer bizarrias e tirar com através da graça um barato do poder. Eu identifico muito o palhaço brasileiro como uma vingança do povo.
Gosto de lembrar também que este tipo de palhaço esta geralmente no campo do ritual, sem padrões e limitações desse tempo e espaço moral da sociedade. Eles representando assim uma arte completa, onde se unem as linguagens do teatro, da música, da dança, da religião.
Tudo que o ocidente separou de certa forma, o palhaço brasileiro cultiva unindo.
2-DE QUE FORMA OS PALHAÇOS MANIFESTAM ESSA VINGANÇA OU HEROISMO?
Através do espírito burlesco. Ele é uma espécie de caricatura do ser humano, que parodia o nosso comportamento. Por exemplo no folguedo Cavalo Marinho ele entra para tomar conta do terreiro, já que o Capitão Marinho foi para cidade e assim fica como se fosse o próprio dono. Acredito que a vingança se da de certa forma através das brincadeiras simbólicas, ou seja ,agora ele que manda no terreiro... e aí ele vai fazer a bagunça que quiser fazer ali
A figura dos nossos palhaços não é a imagem bonitinha do palhaço europeu...sabe? É mais para o universo do grotesco. A sociedade não gosta muito de ver essas coisas grotescas, bizarras, “feias”.
Outro exemplo que me lembrei agora é aquela cena do Macunaíma saindo, nascendo. Aquilo é muito grotesco!
3-OU SEJA ...ISSO AGRIDE A ESTÉTICA E OS VALORES QUE NOS SÃO IMPOSTOS DE CERTA FORMA PELA SOCIEDADE,PELA MÍDIA E TAL?
Eu lembro que quando apareceu o Tiririca(palhaço e humorista da televisão brasileira)as pessoas torciam muito o nariz de ver um tipo meio banguela, feioso, descombinado, com aquela peruquinha mal feita... aquele jeito meio estranho de ser. As pessoas não aceitam muito bem esse desenho .Não gostam da sensação do estranhamento , não gostam de se incomodar, apenas querem se acomodar e não pensar, não questionar. Preferem não entender e nem conhecer o país que vivem de fato.
4-FALE SOBRE OS VELHOS DO PASTORIL:
Eu identifico nessas figuras o palhaço como a figura marginal (nas margens da sociedade) . Os Velhos que brincam com esse duplo sentido nas letras ,as pastorinhas que muitas delas eram até prostitutas antigamente e o palhaço que se característica já com a coisa da maquiagem ,do chapéu, no caso do Velho Faceta uma maquiagem que lembra até um bicho, algo mais tribal. Acho que para mim ,isso é o que se aproxima mais do palhaço hoje em dia. Quer dizer, você tem uma tradição que nasce religiosa e aí eles pegam essa tradição e dão uma roupagem ,digamos, profana para ela. Ah...eu acho bem interessante a figura dos Velhos!Que acabaram até influenciando o Chacrinha com o jeito deles de fazer , brincar,a música, a dança, as pastorinhas com a coisa das chacretes, o duplo sentido que muitas vezes a classe mais elitista torce o nariz para isso ,e que acabou indo até para a televisão e se apresentando e cativando uma variedade extensa de classe social. Enfim o velho representa o chefe dessa manifestação, um Velho safado, lembrando um pouco os Cabarés.
4-DE UMA FORMA GERAL O QUE ESSE PALHAÇOS REPRESENTAM NOS FOLGUEDOS DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA?
Eles fazem a ponte entre essa o sagrado e o homem, entre uma coisa mais celestial e o homem .Ele é o protetor. Por exemplo no Cavalo Marinho o Mateus tem aquela postura anárquica, mas ao mesmo tempo ele protege. Ele dá bexigada nas pessoas. Cria um campo cênico onde a responsabilidade dele é de proteger as pessoas. Na Folia de Reis é também parecido. Quer dizer eles estão ali mas eles estão de certa forma protegendo o brinquedo. E a função deles é claro...é a função de um palhaço de zoar, brincar, tirar chacota, um barato e tudo mas ,porém sempre muito atento. Quando um palhaço chega ,já procura reconhecer todas as possibilidades de brincadeira daquele momento. Estando aberto e presente para os acontecimentos do momento. Aberto e conectado com a realidade política, social e humana do contexto em que esta brincando.
Enfim...o palhaço toma conta mas não dá conta como o diz o Mateus.
6-DE ONDE VOCÊ ACHA QUE VEIO ESSES PALHAÇOS?
Eles vem de uma influência bastante indígena. Não só os Mateus ,mas os Bastião também da Folia de Reis.
Tem os que se pintam...pitam a cara toda...não tem aquele clássico desenho de amplificar a boca a sobrancelhas, já vi uns que pintam umas faixas, outros que usam máscaras. Acho que vem dessa influência indígena e ao mesmo tempo em função da precariedade da situação em que a maioria surge .Assim eles acabam trabalhando muito com o material que tem na realidade deles. Teve um Mateus que conheci com a
cara pintada e um óculos com uma lente e o outro lado sem a lente...se vê que é o que ele conseguiu ir catando e montando, vi um outro com uma gravata solta e um chapéu que ele amarrou na cabeça.Eu já vi também um Bastião da Folia de Minas Gerais que a máscara dele é um saco de papelão ,era tão pobre que não tinha nem condição de criar uma máscara mais arrojada, então acho que esses palhaços se montam muito em função da realidade deles e com suas várias influencias dessa forma acabam também representando a realidade social em que vivem. Na máscara e na figura do Bastião tem uma influência Ibérica. A própria origem da Folia de Reis .É bastante claro todo sincretismo brasileiro que acaba fazendo com que a coisa se componha dessa forma.
Mas aqui já existia o teatro antes dos portugueses chegarem. Feito pelos indígenas .Algumas máscaras que vi indígenas e africanas lembram bastante essas máscaras de folia de Reis .
As influência também se dão através das danças, das batidas percussivas, do canto.
Identifico e sinto também muito a influência dos árabes em tudo especificamente na musicalidade e em alguns instrumentos.
7-EU PERGUNTEI UMA VEZ PARA UM PALHAÇO DE FOLIA DE REIS DO INTERIOR DE SÃO PAULO POR QUE ELE ESCOLHEU SER PALHAÇO E ELE RESPONDEU ,POR JESUS.COMPLEMENTEI A PERGUNTA ,MAS POR QUE A ESCOLHA?E ELE RESPONDEU: “ME ESCOLHERAM”. PODERIA DAR O SEU COMENTÁRIO EM CIMA DISSO:
As artes das culturas populares em geral têm uma relação muito forte com a religião, com a dança, com a música, enfim esta geralmente tudo interligado. Nesse caso eu identifico que as pessoas que escolheram ele, provavelmente os mestres dele, viram nele algum registro cômico, escolheu ele porque sentiu que ele teria jeito para a coisa ,ou para improvisar, ou para cantar, para brincar. Nessa questão eu identifico essas duas coisas a questão da fé ,da religiosidade e por isso ele responde por Jesus, né? Os palhaços da Folia de Reis tem a relação com o Auto de natal ,então é uma homenagem a Jesus Cristo, ao nascimento de Jesus, né ? E acho que ele estava fazendo porque alguém identificou nele características e facilidades de ser palhaço. É isso.
8-QUAL PERGUNTA VOCÊ FARIA PARA OS PALHAÇOS ?
Eu lembro que quando eu e Federal (PALHAÇO )fizemos mestre de cerimonias aos 20 anos do PT no Memorial da América Latina em 1999, no camarim ,o Lula perguntou: -“Por que palhaço?”
Essa seria a pergunta que eu faria para os palhaços: -“Por que palhaço?”
Eu tentaria tirar deles algo mais profundo do que uma resposta do tipo :-“Porque eu gosto...Acho divertido...”
Entende? Perguntaria :-“O que sente fazendo palhaço?” ou ainda :-“Quando você termina o que acontece dentro de você ?Quando você bota máscara o que você sente?”
9-O QUE É UM PALHAÇO DE VERDADE?.
Um palhaço mesmo ,seja da cultura popular brasileira ou seja palhaço de circo ou teatro, encontra-se na essência dele. Tem uma mistura de marginalidade, de herói, de desejo enorme de exorcizar a impotência que agente tem diante do mundo ,sabe? É uma pessoa que , na minha opinião, tá cagando e andando para esses valores morais totalmente equivocados e muitas vezes a moral da sociedade que esta há muito tempo sem moral nenhuma, então acho que um palhaço quando é mesmo um palhaço, esta no DNA dele, no olhar, no corpo, na voz, no pensamento dele, para mim é fácil identificar um palhaço, hoje em dia depois de 15 anos fazendo palhaço. Tem pessoas que percebemos que apenas representam ,não é um palhaço mesmo no sentido ativo da coisa, acredito também que tem pessoas que tem muita paixão pela arte do palhaço e gostam muito, mas entre você gostar e fazer realmente, tem uma distância muito grande .Acho que um verdadeiro palhaço se nutre de da própria injustiça que existe no mundo e aí ele se veste de palhaço ,monta o palhaço dele para poder exorcizar essa impotência que ele tem diante do mundo, quando vejo um palhaço de verdade , aquilo é uma espécie de afronta com a humanidade, uma espécie de transgressão absoluta .Para mim o que diferencia é justamente isso. Quando você vê uma cadeira aquilo é uma cadeira mesmo ,quando você um palhaço é porque é um palhaço, quando você não vê ,você não vê mesmo. Você vê que a pessoa não se nutriu de nada, de nenhuma experiência de vida ,de nenhum lirismo, de nenhuma atitude em relação ao mundo, não carrega arquétipo nenhum, nada que tenha composto ele mesmo . Um ser tem tudo dentro dele ,tem raiva, tem amor, tem paixão ,e é através do palhaço que ele exorciza isso tudo, que ele põe para fora, então não é fácil, mas para quem é palhaço fica realmente uma coisa fácil, porém para quem não é fica só disfarçando, macaqueando , representando ,preso na imagem do bem ,do bonzinho, aí você vê uma coisa caricatural, você não vê realmente um palhaço. E nem sempre essas pessoas que fazem palhaço também da cultura popular são palhaços ,sabe? Tem que ter um registro cômico na voz, no jeito que ele anda ,pensa e fala .Enfim, é importante que essa pessoa carregue isso ,quando não carrega só vira mais uma representação mesmo.
10-O QUE SENTE QUE FICA FALTANDO?
Além de tudo isso que já falamos ,acho que fica faltando identificar o lado político social desses palhaços. Fica faltando investigar o lado mais denso...profundo dessas pessoas que muitas vezes escolheram ser palhaço por uma questão de aptidão, de talento para fazer esses palhaços e no caso alguns como agente entrevistou no parque da Água Branca ,palhaços que são escolhidos as vezes para pagar promessa.
Mas acho que falta chegar na profundidade dessas figuras do velho do Pastoril, dos Mateus sabe? É como chegar numa criança e entender porque ela empina pipa. O que tem através desse ato? Qual a herança ancestral que aquela imagem carrega?
No caso dos palhaços seria importante chegar no DNA. Na coisa que esta lá atrás dessas figuras. O lado político e social.
Gostaria de falar sobre a marginalização que sofre esse tipo de artista no Brasil, porque enquanto tem um movimento enorme de pessoas fazendo palhaços no Brasil, festivais e tudo mais, eu acho que fica faltando dar uma atenção maior a esse universo do palhaço brasileiro. Que é muito rico ,no sentido de ser uma manifestação cultural artística nascida aqui .Quer dizer, com um DNA completamente brasileiro. Através desse contato com a dança, o teatro , a música dos índios ,dos africanos e dos europeus , nasceu esses tipos, essa figuras e essas tantas manifestações populares. Se você pega um cara que faz um palhaço da cultura popular e pega um cara que faz um palhaço europeu. Acho que o que fica faltando é darmos o devido valor aos palhaços . Principalmente aos palhaços da cultura popular brasileira, ou seja dar mais atenção, condições para eles se desenvolverem., se apresentarem, quando você vai num bom teatro aqui em São Paulo para ver um Katacali da Índia, que os artistas viajam o mundo inteiro, eu me pergunto: “Mas e os Mateus, Bastião das Folias, os Velhos do Pastoril, todos esses palhaços? Eles também poderiam estar viajando o mundo! Por que não? Fazendo várias apresentações, com a sua trupe ou seu grupo, ou enfim ,eu acredito que é isso que lá fora querem ver ,eles não querem ver aquilo que eles já conhecem muito bem e que já saiu do país deles e sim outros formatos de arte. Eu particularmente tenho muita vontade de ver palhaços que vêm da índia ou manifestações de palhaços indígenas ,formatos de palhaços da Turquia ou da África .Acho que lá fora existe também esse desejo de ver esse desenho de palhaço brasileiro mais genuíno que muitas vezes por aqui não se dá atenção e manutenção nenhuma . Acho que fica faltando isso ,dar uma atenção maior .Mostrar para os brasileiros ,ó: - Existe esse jeito de fazer palhaço aqui também e que muita gente desconhece e que nasceu aqui, no Brasil.
Figuras intrigantes e astutas...
A figura do palhaço permeia diferentes manifestações das culturas populares,
este arquétipo que habita o imaginário dos povos vem se manifestando em diferentes
formas por aqui atuando em folguedos e brincadeiras. Como sabemos
nosso país é composto por uma mistura étnica, cultural e religiosa recorrente de
uma história de colonização e escravidão.
Os palhaços que encontramos são conseqüentemente frutos dessa mistura. Figuras
intrigantes e astutas. Símbolos transgressores, anjos e demônios. Como dizem
os índios da tribo Kraôs : “Os sacerdotes do riso”.
este arquétipo que habita o imaginário dos povos vem se manifestando em diferentes
formas por aqui atuando em folguedos e brincadeiras. Como sabemos
nosso país é composto por uma mistura étnica, cultural e religiosa recorrente de
uma história de colonização e escravidão.
Os palhaços que encontramos são conseqüentemente frutos dessa mistura. Figuras
intrigantes e astutas. Símbolos transgressores, anjos e demônios. Como dizem
os índios da tribo Kraôs : “Os sacerdotes do riso”.
Mas quem são os palhaços da cultura popular brasileira? Onde estão essas figuras?
Na região sudeste por exemplo, conhecemos o palhaço Bastião da Folia de Reis,
também denominado Marungo o soldado de Herodes encarregado de matar o
Menino Jesus e/ou salvá-lo variando a sua função no folguedo conforme a interpretação
de cada região. Essa manifestação vem de uma tradição portuguesa
que ganhou força especialmente no século XIX e se mantém viva em muitas regiões
do país, sobretudo nas pequenas cidades dos estados de São Paulo, Minas
Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, dentre outros.
No nordeste há a forte presença do Velho, um palhaço do Pastoril Profano que integra
o ciclo das festas natalinas, particularmente, em Pernambuco, Paraíba, Rio
Grande do Norte e Alagoas. Este espetáculo por sua vez, é uma releitura do Pastoril
Natalino que conta de forma didática a chegada de Jesus na Terra. O profano
que surge com a figura do Velho e suas pastorinhas brinca com astúcia através
das metáforas e duplos sentidos, parodiando tudo e todos. Este tipo inspirou o
apresentador de televisão Chacrinha nascido na mesma região e que possuía
traços muito parecidos com os velhos do Pastoril Profano.
Tais figuras, tão nossas e tão distantes, parecem dialogar de outras formas com
o espaço e o tempo.
Os Mateus, por exemplo, figura palhacesca presente em folguedos de Bumbameu-
Boi, Cavalo-Marinho e demais variantes, dão-nos a impressão de surgirem
diretamente das entranhas da terra com a cara pintada de preto- carvão ,
personificando a força ancestral negra através das danças, ritmo e mandingas.
Apresentam-se geralmente nas ruas, pisando e dançando firme no chão de terra,
pela noite, madrugada e muitas vezes manhã à dentro.
Toda situação carrega características próximas do que se define como ritual, onde
o tempo e o espaço transcendem a leitura linear cotidiana e se tornam cíclicos e
orgânicos, comungando com as leis da natureza.
E de quantas formas diferentes manifesta se
o palhaço brasileiro!
Mandingas, duplos sentidos, loas, trupés, bexigadas de boi, carvão moído, bengala
de cobra, caretas, chapéus de cone...Dentro de um universo cultural exuberante
eles foram se configurando aos poucos nessa pesquisa, tomando formas
e criando novas possibilidades de estudo e despontando para novos questionamentos
e ensinamentos.
Se o palhaço nasce e desponta em cada canto por uma mesma necessidade coletiva
de um olhar diferente sobre o mundo, porque não enxergarmos através de
nossos palhaços e pelas suas retinas o desenhar de uma nova poesia?
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