20 de setembro de 2010

nossa entrevista com os Bastião de Cruzeiro


No Parque da Água Branca entrevistamos os palhaços da Folia de Reis Estrela da Guia de CRUZEIRO(interior Paulista)

Nome da guarda: Estrela da Guia-Cruzeiro

Me conta há quanto tempo vcs são palhaços:
Bastião 1:Eu já faz oito anos
Maria: é promessa ou opção?
Bastião: opção
M: Por amor?
B1:É por amor...
B2:É. Amor.
M: Como vc se chama?
B1:Antônio
B2:E eu sou o José.
M: Antônio e José estão juntos há quanto tempo?
José: Eu tô de palhaço há oito anos.
Antônio: Eu tô só há dois anos..
Antônio: Não José! Tamo na luta juntos...já saímos há muito antes...
José: E é...então é... oito anos memo ..eu também então. Estou há oito anos...
Antônio: E é oito do memo jeito deu.

M:E o que é o palhaço pra vcs na folia de reis?
José: Ah(pausa) pra nós é muito bom...né? É uma diversão pra nós

M: Os palhaços são os protetores de Jesus?
Antônio: É o protetor de Jesus.
José: Exatamente.
M: E quais são as brincadeiras que vcs fazem? Qual a função de vcs no folguedo?
José:...as brincadeiras é pular ...dançar...fazer graça e fazer os pessoal achar graça...
Antônio: Nós é a proteção dos Reis Magos.. que é o dono da compania da folia de reis. Então nos dá a proteção.
C:O que fez vcs serem os palhaços da folia de reis dessa Compania? Que momento vc pensaram: “Vou ser o palhaço”?
José: Agente foi convidado. A folia de Reis estava precisando de um palhaço eles convidaram agente e agente foi participar. Aí nós gostamos, porque não é ruim...(pequenos risos por de trás da máscara)
Antônio: Mas nos não somos a pessoa que escolhe ser paiaço
M: Ah..não é vcs que escolhem?
Antônio: Não. Não é nós não. É eles que resolvem o problema e chama agente.
M:E porque será que chamaram justamente vcs para serem os palhaços?
Antônio: Por Jesus.
José: Nós é o guarda de Jesus
C: Mas vcs se sentem assim...palhaços?
Antônio: Sim senhor. Perfeitamente.

Nenhum comentário: